segunda-feira, dezembro 29

A odisséia de um bazar: Venda de Garagem

banana-peq

Anunciamos que estava tudo à preço de banana, e o povo enlouqueceu! Antes mesmo do bazar, praticamente tudo já estava reservado.

Vamos contar essa história passo a passo...


Pré-produção

Começamos fazendo um inventário de tudo o que tínhamos e pretendíamos vender, em uma planilha básica de Excel. Em seguida buscamos links para tudo em sites que oferecem os produtos novos. A idéia era nos dar uma referência de preço e tb nortear os compradores quanto ao real valor das coisas.

Mas confesso... Inventariar meus livros e cds... Ai que dor no coração... Mas no fundo, a real é que:

- livros estrangeiros: sai mais barato comprar de novo que transportar;
- livros de jornalismo: se eu for fazer doutorado por lá, vou ter de usar bibliografia em francês ou inglês;
- cds e dvds: tem tudo na web, prefiro abrir espaço nas malas pros meus sapatos.

Enfim, se salvaram somente os livros de literatura portuguesa. E os meus quadros, que um dia envio pra lá.

Depois, fomos produzir as fotos e tratá-las no Photoshop. Daí, postamos tudo.

Organização do website

Como contei em post anterior, escolhemos um serviço de sites gratuitos chamado Weebly.

Além das opções de layout serem bem simpáticas, não vem com anúncio gratuito algum.

Organizamos por categorias de produtos e colocamos tb as regrinhas para as compras no bazar... Nasceu o Venda de Garagem!!!

Splash

La garantia

Esse site nada seria sem a participação de meu grande amigo, Diego Barcellos, um artista, que fez pra nós o splash do Venda de Garagem. Pedi pra ele uma coisa meio tropical, mas que não entregasse o ouro fácil fácil sobre nosso destino. Ele tem uma empresa, pra quem quiser seus serviços. E eu recomendo! É a D.zign!

Divulgação no Orkutbazar orkut

Em 11/12, enviei para os meus contatos no Orkut (613) uma mensagem anunciando a venda de bazar. Meus dias viraram algo ensandecido. Não imaginávamos TANTA repercussão. E claro, muitas perguntas seguiram...

Reservas

Divulgamos o site com mais de 20 dias de antecedência. A idéia era que as pessoas se organizassem para poder usar o 13º nas comprinhas. Como muuuuita gente se manifestou logo de cara, esquematizamos um sistema de reservas: reservas por e-mail seriam seguras até o primeiro dia do bazar, ao meio-dia. Depois, o item em questão iria pro primeiro a chegar. Pra maioria das coisas, nem dava pra liberar a compra antes porque, enfim, estávamos ainda morando na casa, e precisávamos de coisinhas como geladeira, fogão, etc, etc...

Mas deeeeeeusssss!!!! As pessoas se revelaram!!!! Muita gente querendo quebrar reserva, oferecendo pagar mais, depositar na hora, uma loucura!!!!

Estatísticas do site

O weebly oferece a possibilidade de conferir a quantidade de acessos que o site tem. Por via das dúvidas, fiz a inscrição do 'Venda Garagem' também no Google Analytics. Mas curti o serviço do weebly.

Ninguém imaginava o sucesso absurdo do site. Convenhamos, a divulgação foi só via orkut.

print screen 15 dez

Até 10/12, só os mais chegados sabiam do site em construção. Observe que o número sobe dramaticamente dos quase 50 acessos para mais de 1400 acessos após a divulgação no orkut.







print screen 18 dez

Qdo dei uma atualizada no status do MSN e do orkut para 'novidades no bazar', os acessos cresceram novamente, de cerca de 150 no dia 14 para quase 600 no dia 15.







O Bazar



Minha irmã veio de manhã para nos ajudar no controle das vendas mas, no final das contas, o movimento só ficou forte mesmo depois das 11h.




Além dos produtos anunciados, organizamos caixas de tralhas a preços de no máximo R$ 15,00.





Ao final do dia, não tínhamos mais muita coisa em casa, apesar de muita gente ter deixado para buscar seus novos pertences no dia seguinte.



O que sobrou

As coisas maiores que sobraram - cama box, fogão, tv - ganharam anúncio num jornal local. A TV foi vendida à vista a um feliz leitor do periódico. Minha irmã ficou com a cama. O fogão ainda aguarda dono.

Todo o resto foi para a 'partilha'. Algumas coisinhas foram para mamis e família, outras para uma amiga-irmã e família. Outras ainda viraram presente de Natal improvisado porque nem de longe tive tempo de fazer comprinhas de final de ano.

Ah, também tem o carro que está numa garagem em consignação, enquanto viajamos para visitar a família.

3 comentários:

Camila Novais disse...

Nossa, Cláudia, parabéns!!!!! Fiquei feliz - de verdade - pelo saldo do bazar ter sido positivo. Espero fazer o meu em poucos meses! ;o)

Obrigada pelas dicas! Vão ser muitíssimo úteis para mim!

Beijo enorme e um 2009 maravilhoso no Canadá!

Beijooos!

Clau e Zé disse...

Oi, Camila!!!!
Sucesso no teu bazar hein!!!!
Bjão!

Anônimo disse...

Boa tarde,
Gostaria de saber se vocês organizam bazar de garagem, pois vou me mudar de uma casa para um apt e preciso de desfazer de várias coisas, que claro, não vao caber!
Grata,

Thais (21-9998-1515)