quarta-feira, fevereiro 25

A quarta semana!!!

Caramba! Achei que não fosse dar conta de escrever esse post. Que semana doida! Que correria!!! Tô cansada e dolorida… O Zé mais ainda…

Em resumo, mudamos e começamos a pintar o apê, fizemos a avaliação para a francisação, compramos móveis. Ah, e fizemos descobertas terríveis em relação ao modus operandi da faxina aqui nas terras geladas… Mas contemos as nossas histórias…

Faxina

Com o apê alugado, começamos a organizar a mudança. Obviamente, como é de praxe, precisamos fazer uma faxina. Invocamos o espírito de Escrava Isaura (isso mesmo, lá no Brasil não tínhamos o hábito de pegar no pesado para termos nosso lar limpo), entramos no clima, wohoo, vamos lá!!!!

Compramos o material de limpeza (sorry folks, não guardei a notinha, não lembro os preços exatos) no Dollarama (tudo a um dólar ou no máximo dois: uma vassoura tão charmosa que até dá vontade de sair voando, pá, um troço tipo bombril, baldes, enfim, todos os utensílios disponíveis para faxinar) e no Maxi (os produtos de limpeza: um ou outro recomendados por amigos e o resto foi no ‘achismo’ mesmo -uma combinação de preço, funções e a cara da embalagem).

Chegando em casa, desempacotamos tudo, lemos as instruções e começamos….

De repente, a constatação (pq já tinha lido sobre o assunto na lista de discussão do yahoo): no banheiro não tem ralo. Isso mesmo, zero buraco, zero ralo, zero escoamento (na banheira tem, é claro, mas não serve mto na hora de limpar o resto das coisas). Mas que c****, pq eles não colocam uma m**** de um escoamento no banheiro???????

Bem, segundo a maioria das instruções dos produtos, o esquema geral é o seguinte:

1) Borrifa o produto;
2) Dá um tempinho pro troço agir;
3) Remove com um paninho úmido o produto e a sujeira anexa;
4) Passa um paninho seco e era isso.

OK. Fica até cheirosinho. Verdade seja dita: os produtos são muito bons mesmo. A gordura derrete, sem brincadeira. Mas, como explicar… Sabe aquele frescor que só a água é capaz de dar? Então, fica faltando…

Decidi então meter um balde básico d’água por tudo. (Acalmem-se, eco-certos. Foi um baldezinho de nada, não cheguei nem perto de esvaziar os Grandes Lagos na minha busca por um banheirinho pequeninho limpo…) Chuáaaaaaaa. Ê beleza!!! Mais uma esponjinha nos cantinhos e ficou super legal. Exceto pelo chão. Ah, aquela água sem ralo para escoar… Como fiz????

1) Pega paninho seco;
2) Molha paninho na pocinha;
3) Espreme paninho no balde;
4) Passos 1, 2 e 3 se repetem ad infinitum.

Na próxima, vou tentar aquelas coisas que parecem uma vassoura mas que são com uma esponja na ponta.

Pintura

Pra deixar o apê com a alvura do brand new, fomos até a loja favorita do Zé. O paraíso dos meninos. A alegria da garotada: a Canadian Tire. De lá, trouxemos muitas coisas. Segura que a lista é grande:

Escada: 37.99
Tapete (4x3 pés): 17.99
Óculos para pintura: 4.99
Querosene: 4.99
Tinta latex branca (5 galões): 64.99
Paninhos (3): 4.29
Lâmpadas (2): 14.98
Pincel pequeno: 1.09
Silicone: 6.99
Pistola para silicone: 1.99
Carrinho de metal (para carregar a tralha): 24.99
Kit de pintura (tipo um balde preto pra misturar tinta e rolos): 9.99
Massa: 4.99
Serra: 5.99
Lixa: 0.79
Troço pra pôr a lixa: 3.69
Kit de ferramentas (segundo o Zé, super “pau-ferro”): 39.99

E olha que eu tô pondo a mão na massa tb…

DSC05099

Observação: flyers de supermercados e diversas lojas

Dá pra conferir pela internet quais as promoções da semana em quase todos os supermercados e lojas. Vc tb pode fazer o subscribe da newsletter de cada um, para receber as informações direto no e-mail. Aí vão alguns links:

Maxi
Walmart
IGA
Metro
Canadian Tire
Zeller’s
Home Outfitters
IKEA

Móveis

Compramos algumas coisinhas pro nosso novo lar. Pensávamos em comprar alguns itens usados (exceto o colchão), mas os preços eram lunáticos e resolvemos adquirir as coisas novas.

Na “Dormez-vous?” compramos a cama box queen size. Choramos as pitangas e conseguimos alguns descontos. Os preços ficaram: 398.67 pelo colchão, 137.50 pelo box spring, 20.00 pela base de metal. Estamos aguardando a entrega (sem taxa adicional).

Do Wal-Mart trouxemos, de táxi, o seguinte: poltrona do presidente (aquelas frescas de escritório) por 79.00; mesa e quatro cadeiras (super grande, fiquei surpresa) por 228.00; e futon (tipo sofá-cama, onde vamos acolher as visitas) por 159.97.

Na Zeller’s tinha a cortina de banheiro a 14.97 (tinha mais barato, mas preferi uma mais bonitinha) e os anéis para a pendurar a 1.97.

Comprei pratos no Maxi a 24.99 (pratos grandes, pequenos, canecas e cumbucas de sopa: 4 de cada). De lá também trouxe uma cafeteira Black&Decker 6 xícaras a 24.99. Nada a ver com móveis, nesse dia pegamos uma promoção de Bud: 24 garrafas a 22.83: delícia.

O Zé teve maior trabalhão montando os móveis (e dando emprego pras ferramentas novas) e o Poldão só cuidava a novidade…

DSC05107

Francisação

Eu fui a primeira a ir fazer a avaliação. Francamente, achei que não ia dar em nada, porque na época do CSQ fui classificada como francófona. Dificilmente eles me colocariam no curso em tempo completo, e eu já estava inscrita na Francisation en Ligne (mto legal, aliás). Cheguei numa boa, usei meu melhor francês (expliquei que, para ter alguma chance – remota - como jornalista, meu francês precisaria ser perfeito) e surpresinha: realmente não precisaria fazer o curso regular (de 3 níveis). Ao contrário, o avaliador resolveu me colocar num curso que, segundo ele, é novo, de francês escrito. São 3 níveis (a serem cursados depois do curso regular, 5 semanas cada) também a tempo completo (o que quer dizer bolsa-auxílio do governo) e, segundo meu avaliador, eu poderia entrar no nível 3 mas, pra eu ter mais tempo, me matricularia no nível 2. Fiquei muito contente.

O Zé foi no dia seguinte, fez a entrevista e ficou no nível 2 do curso regular. Começamos os dois a estudar em março com ajudinha do poder público.

Parque

Pertinho de casa tem um parque grandão bem legal. Levamos o Leopoldeza pra dar uma volta. Obviamente, ele amou…

DSC05124 DSC05129

11 comentários:

José Almeida disse...

Parabéns pelo blog, sou um leitor assíduo nos últimos dias, e essas minhas leituras tem me ajudado muito nessa fase de colher informações sobre a vida em terras geladas. Boa sorte nessa próxima semana!!!
até o próximo post.

à bientot!

flavio_freitas disse...

Ola.
O banheiro nao tem ralo porque nao é impermeabilizado. Se você jogar água no chao, vai cair na cabeça do vizinho de baixo! Casa-cenário, com tudo em madeira e shit-rock é assim mesmo!

Clau e Zé disse...

Holly fuck!!!!

Minha salvação é que não tem vizinho embaixo, mas não vai mais rolar aguinha mesmo, até pq secar essa porcaria é impossível.

Prometo a todos: assim que eu aprenda a fazer faxina no Canadian Style faço um vídeo explicativo...

Camila disse...

Oi, Clau,

Nem vou mais dizer que esse post também tá incrível porque não quero ser repetitiva... ;o)

Adorei as dicas todas, mas queria comentar uma coisinha em especial: fofo esse avaliador da francisação, hein? Nossa! Te deu a maior força!!!! E, de fato, pra nossa profissão o francês tem de estar afiadíssimo!

Outra coisa: vocês conseguiram tão rápido entrar no curso... Que coisa boa! Sempre ouço falar que em Montreal demora por causa da grande demanda. Você acha que essa relativa rapidez está relacionada à época do ano em que vocês chegaram? Ou os caras resolveram acordar e aumentar o número de cursos disponíveis? ;o)

Beijos, super obrigada pelas dicas e boa sorte pra vocês sempre !

PS: Sim, a francisação online é ótima mesmo!

LiliX disse...

clau!
pra variar....divertido demais!
rs
E lendo seu post eu me toquei....comeh q eu vou fazewr pra pintar meu apartamento??eu nao sei fazer isso nao!!!!
:0

será q vou ter q fazer um curso de aprendiz de pintor antes de ir???
rs

bj pro leopoldudo

Bea disse...

Claudia e Zé,

cada vez mais eu amo ler o blog de vocês. Pelas informações, pelos links legais, mas mais ainda pela diversão que é acompanhar e sentir como se eu estivesse vendo!!! rsrsrsrrs

Muito legal mesmo! Parabéns mais uma vez pela conquista diária.

Abraços!

Gleice Kelly disse...

Parabéns pelo blog a cada dia vc nos surpreende mais com coisas muito interessantes. Adoreiii!!!
Bjs

José Carlos Szumski disse...

Para terminar a montagem da casa, só falta aquela churrasqueira esperta!!!
Abraços para vocês!

Rossana disse...

Alow Claudia (Agora sem acento). Descobri teu blog hoje. AMEI. Uma delícia de ler. Me identifiquei bastante! Também sou jornalista. Estou a espera do pedido dos exames médicos... espero estar por aí no meio do ano.
E sabe aquele "Pense em uma carioca que ODEIE praia, sol, pagode, carnaval, feijoada e demais brasilidades relacionadas ao tema ‘calor infernal’." que vc escreveu?
Troque o carioca por Pernambucana (de Recife) e sou eu. Detestando Carnaval, sol, praia, frevo e maracatu.

Tudo de bom pra vocês por aí!!
Beijocas

Clau e Zé disse...

Olha, Camila, seria meio difícil dizer pq saiu rápido a francização... Não sei de fato o que aconteceu. Meu PALPITE é q é por causa do inverno, mas sei lá...

LiliX, essa foi a primeira vez do Zé tb (e minha, obviamente), sempre tínhamos alguém pra fazer o serviço da pintura. A beleza é que a tinta é à base d'água e não precisa de solvente nem fede um monte. Fica mais fácil...

Zé Carlos, não provoque o gaúcho kkkk. O coitadinho fala de churrasco todos os dias...

Aos querido leitores, continuo agradecendo imensamente a audiência!!! Esse negócio de blog é mto legal!!!!

Ricardo sjcampos disse...

Será que vcs tem noção do quanto suas informaçõe estão sendo consumidas e desgiustados por mim, e minha esposa, queremos muito ir para o Canada, estamos estudando Francês, e verificando todo o processo de imigração.
O meu maior medo é que temos um filho de 3 anos (Muito medo, escola, adapatação, entre outras questões)
Vou continuar te seguindo, muito obrigado
Ricardo e Wana