segunda-feira, março 30

Francês, tinta de cabelo e demissões em massa

 

Semana passada iniciou o curso de francisação. Tô freqüentando o nível 2 do curso de francês escrito e devo fazer também o nível 3. É uma paulada na moleira o negócio: ou o sujeito aprende o francês ou desiste. Ao todo são 5 semanas por nível, 5 dias por semana, 6 horas por dia de aula. Ou seja, quando terminar o curso, terei feito 300 horas de francês, coisa bem próxima a todo o meu tempo de estudos no Brasil, que é de 400 horas. No Brasil, estudei na Aliança Francesa de Campo Grande, tive professores maravilhosos e lá obtive um certificado DELF (B2).

A voz é a mesma, mas os cabelos…

Nessa maratona, revoltei-me contra meus cabelos desbotados. Pinto o cabelo desde os 14 anos e nem lembro mais da cor original. niceneasy10Só que – detalhe – sempre o fiz com cabeleireiros, never sozinha. Tomei coragem, baixei na Pharmaprix, comprei um Clairol Perfect 10 (fui atraída pelo aplicador anunciado nas propagandas de TV) e marchei em 15 dólares. Pouco depois, vi que no Maxi o mesmo produto estava um dólar mais barato. Droga!

Em casa, forrei a pia do banheiro, fiz a mistura e comecei o serviço. O Zé deu aquela ajudada básica, tirando a tinta da nuca e da testa (uma vez mancharam meu rosto com tinta e foi terrível) e procurando os spots sem a pintura. Fiquei 15 minutos com o negócio (a caixa pede 10 minutos) pra que os cabelos ficassem mais escuros e enxagüei a bagunça… MENINAS! Fiquei surpresa! Não manchou, ficou bacana mesmo. Próximo passo: encontrar um coiffeur pra dar aquele corte. Aceito indicações!

Má notícia

Como nem tudo são flores, vai aí a péssima notícia do período pros comunicadores de plantão: 800 demissões na Radio-Canada.

Tudo bem que há quem diga que isso é só o reflexo das mudanças na forma de se fazer business em jornalismo, mas, anyway, não é legal…

E o Leopoldo?

O cachorrinho vai bem, curtindo os passeios primaveris (sem casacão canino) e manda um abraço pra galera!

12 comentários:

O casal disse...

manda outro abraço pra ele!

acho q este é meu primeiro comentário aqui, apesar de ler todos os posts!

em maio tamos chegando!!

abraços,
joao

Camila disse...

Caramba! Que notícia horrorosa essa da Rádio Canadá! :o/

Bom, é a crise financeira, a crise intelectual...

E essa francisação escrita, hein? Tô louca pra me jogar nela também. Pra jornalistas como nós é P-E-R-F-E-I-T-O!

Diz a Leopoldo fofucho que tia Camila tá devolvendo o abraço dele, mas sob protestos: cadê a foteenha do seu cabelinho novo?

Beijos!

LiliX disse...

hahahaha
Um beijo leopoldo!!

Fiquei imaginando a cena de vc pintando sozinha o cabelo!rs

boa semana!

Beatriz disse...

Todas as vezes que pintei meu cabelo em salão saí com a cara cheia de pinta, parecia um dálmata!

E quando pintava em casa, ficava direitinho!

Prefiro não pagar nada (mesmo que erre, não sou cabeleireira mesmo!) do que pagar caro e ficar uma b****!!!

Com relação a demissão, c'est la vie! Acho até que a crise não está afetando tanto o Canadá como aqui o Brasil. Só na minha cidade, mais de 5 mil empregos foram perdidos entre os meses de nov/08 a jan/09.

Tá brabo por aqui!

Jeanne disse...

6 horas de frances por dia??? Todo dia?
Nossa, ou vai ou vai mesmo!
Eu fiz aula na alianca francesa de sao paulo por 6 meses, mas meu professor era taaaaaaaaaao boring que nem me animei a continuar.
Aqui fiz 3 subniveis, mas a ultima professora ainda conseguiu ser pior que aquele do Brasil.
Quero voltar a estudar pq nem terminei o basico ainda, mas estou com 2 probleminhas bem pequenos: tempo e dinheiro! Hehehe
Bjs

Taty disse...

posta fotos do cabelo!!!!!!

Alessandra disse...

Parabéns pelo cabelo "novo". É sempre gostoso dar um trato no visual! Que bom que deu certo... Cabelereiro em um país novo deve ser difícil de confiar!

Sangue de Barata disse...

Oi,

Me chamo Thiago e escrevi uma reportagem sobre como a internet ajuda os brasileiros que estão imigrando pro Canadá e queria dizer que o seu blog foi um dos que me ajudaram na pesquisa.

Pra ler a versão publicada em inglês:
http://www.thesequitur.com/content/view/4390/1/

A versão em português está no meu blog:
http://sanguedbarata.blogspot.com

Brigadão!

Sobral disse...

Olá Cláudia, parabéns pelo seu blog, você escreve de uma maneira bem legal.

Estou me organizando para iniciar meu processo de imigração ano que vem, porém eu criei um blog sobre o assunto desde agora. Você se importa se eu divulgar seu blog no meu?

Abraços
Eric Sobral
http://eunoquebec.wordpress.com

Clau e Zé disse...

Oi, pessoas!!!

Tá difícil escrever no blog, hein! Maior correria....

Sobre a fotita dos novos cabelos, vou contar qual eh o problema... O Zé não é lá um fotógrafo mto bom... Coisa mais rara ter uma foto em que eu não esteja pessimamente enquadrada, ou coisa parecida....
Mas vou tentar...

Tb devo dizer q esse lance de pintar os proprios cabelos tem seu lado bom, que eh o de eu poder realizar um projeto antigo: deixar os cabelos crescerem. É q sempre q eu ia pintar, tinha de dar uma cortadinha tb... Agora q vou economizar com salão, bem... Vou conseguir deixar as madeixas mais longas...

Ao blogueiros q desejam nossa bençao para divulgação, saibam q me fazem mto feliz!!! E obrigada!!!

Bjos a todos!

LiliX disse...

eee brigada pela força Clau!
Pois entao...soh falta o maledito pedido de passaporte chegar aqui em casa pra terminar essa novela!!
:P

espero vê-los em terras nórdicas em breve...e pela mor de deus...não esqueçam de dar minhas lembranças ao amigo Leopoldo!!
:)

Vivi disse...

oiii.. olha só, eu moro em longueil, e tb tinha o mesmo problema para pintar o cabelo... aí achei aqui no meu prédio uma cabeleireira, bem simpática por sinal, que me cobrou 25 dolares pra pintar : lavar, secar e com a tinta! achei bem em conta, e fiz, ficou otimo. Ela cobra 19 dolares o corte, e achei bem justo... ela é bem boa. Se vc quiser, me avise que te passo meu tel pra vc ir. Beijos