sábado, outubro 3

Só boa notícia

Sei que tô em débito com nosso amado público leitor. Faz tempo que não escrevo… Mas tem tanta coisa acontecendo que, caramba, tá difícil de administrar…

Bem, voltei a estudar. Não foi uma decisão fácil de tomar não. Eu poderia ter mudado de área e arrumado um trampo digno em escritório ou serviço ao público; mas para poder continuar fazendo o que eu amo (comunicação/arte), senti que ia precisar de um tempo maior de adaptação.

A história de meu período de exploração sobre o universo do jornalismo por aqui é meio longa e fica pra outro post. Vou pular direto pro processo de decisão sobre o quê estudar. Como já contei antes, as possibilidades de cursos e programas são muitas. Vamos às opções que eu considerei primeiro:

1) Fazer um doutorado: seria o mais óbvio, porque já tenho mestrado. Mas nesse momento da minha vida tô afim de algo mais prático;

2) Outro mestrado: mesmo problema que o doutorado;

3) Cursos DEC e AEC em Cégeps e Collèges: alguns cursos muito interessantes quase me convenceram. O Collège de Maisonneuve, por exemplo, tem um DEC intensivo em “Techniques d’intégration multimédia” que achei uma beleza. Um programa também bacana é o do John Abbot College, o “Web Technology Program”, esse financiado pelo Emploi-Québec.

Tava quase optando por um DEC quando me deparei com um apetitoso bacharelado em… CINEMA!!!! Sempre quis fazer cinema! Sonho de infância! Documentários são minha paixão… Não que eu não saiba fazer documentário, até aula disso já dei, mas sempre senti que me fazia falta uma leitura cinematográfica (e não jornalística) da coisa.

Me inscrevi na UdeM e passei. Tive de fazer o Test de Français International (eles não aceitaram o meu DELF como prova de conhecimento de francês) e fui bem (885 sobre 990 pontos no geral; 5 sobre 6 pontos em redação). Também consegui o Prêt & Bourse do governo, que é bem decente…

As aulas começaram em setembro e tô amando. A vida universitária, no entanto, é muito diferente do já vi. Mas isso também é assunto para outro post. Vamos ao que interessa…

O Zé conseguiu emprego, wohoo!!!!! Começa segunda-feira agora. Ele vai ser programador/administrador de base de dados de uma empresa aqui. Estamos muito felizes porque ele conseguiu algo na área e vai ter a oportunidade de crescer muito profissionalmente. Ele só tá meio choraminguento porque vai ter de trabalhar de terno (ou vestido de príncipe, como diz a pequena Haruê, nossa vizinha), e ele é chegado mesmo é numa camiseta de temática zumbi… Mas sempre há a sexta-feira do jeans :)

E eu, claro, vou poder fazer minha facul mais tranquila…

18 comentários:

Jeanne disse...

Alguém nessa casa tinha que trabalhar e garantir os treats do Poldão, né?
Parabéns pro Zé e muita sorte no emprego novo. Quantos aos seus filmes, eu não sei se vou ter coragem de assitir. Eu tenho medo de zumbi!!!!! E garanto que o Poldão tb tem! rsrsrsrsrs
Bjs

oswaldo disse...

Ai Cláudia, você é minha heroína! A-do-ro sua coragem de mudar tudo e viver o que te faz feliz. Torço muito para que tudo dê certo... e está dando...aêê! beijo. (Cristina)

Lely K. disse...

Parabéns para o Zé pelo emprego. Oterno nao vai ser tao ruim... (acho que o meu meridinho vai ter o mesmo problema que ele,pois o negócio dele é jeans, bermuda, camiseta...). :)
E parabéns pra vc pelo curso. Cinema é demais. é o tipo de coisa que eu adoraria fazer se tivesse talento pra coisa.
Espero q vc curta bastante.

Daniel SKEFF disse...

Voilà!!! Ça nouvelle est très bonne!!! Parabéns aos dois e muito sucesso também - à nova aspirante a cineasta e ao mais novo imigrante DBA empregado! Cadê o "Poldo"!? Como ele está... já arranjou paquera por ai!? HAHHAHHAHHA... Abraços!

Paola Tavares Silva Wortman disse...

otimas noticias! que bom que as coisas etao dando certo pra vcs! boa sorte na universidade e pro seu marido no novo emprego!

Tatiana disse...

Olá!!! Gostaria muito de saber sobre a universidade aí (bacharel) e sobre essa sua pesquisa em quebec em jornalismo. Tb sou da area, gosto de comunicação e arte, mas confesso que minha grande paixão é escrever heheh
Jornalismo é uma area tão ampla e ao mesmo tempo tão "fechada" porque as opoturnidades são "poucas". (ao menos do Brasil)
Boa sorte para vocês aí!!!
Bjs
Tatiana

Marcinha disse...

Claudia,

Comecei a acompanhar seu blog faz pouco tempo e adorei todas as informações sobre estudos!
Fiquei mto feliz em encontrar alguém que teve a coragem de voltar para a escola, pois eu estou criando coragem para isso.
Por enquanto, ainda estou no Brasil e me preparando apra chegar aí...mas mto ansiosa para ler seus próximos posts!
Bjo grande e boa sorte!

Taty disse...

Nossa, que maravilha..... parabéns pros dois... que máximo!!!!

E fala pra ele que, pelo menos, vai sofrer bem menos de terno ai do que se fosse no brasil... hehehehe

beijocas

Cinemusique disse...

que legal Claudia! Por dois!!
estudar cinema é uma delícia! vc vai amar, além de ser um caminho de inserção no mercadinho quebecois!

parabéns!

Gabi

eunoquebec disse...

O título do post já disse tudo.. Fico muito feliz por vocês.

Você e Miloca super empolgadas com os estudos, é isso que importa!

Grande abraço

P disse...

muitos parabéns!! voltar a estudar em novas condições de temperatura e pressão deve ser bem bacana, ainda mais se é algo que você desejou bastante!!!
pro zé... super-parabéns! maravilha o emprego na área, né?

muito sucesso no novo curso das coisas!!

Selma disse...

Claudinha e Zé, estou muito feliz por vcs!Bjos!

Parofes disse...

Xiiiii agora acabou a moleza hein! Mãos a obra!
Work work work to provide your woman needs! ahahahahahah
bjao e sorte pros dois!
Paulo

Wellington disse...

eita parabéns.....
só falta eu conhecer o Zé....
abraço

Claudinha disse...

boa!!!parabéns aos dois!!!trabalhar fora do nosso pais na mesma área é muito dificil pois a concorrência é grande e a preferencia é sempre dos filhos da terra...
voltar à universidades...a esse sonho vai ter que ficar para depois...depois da minha barriga ter mais ou menos 15 anos....rsrsrsr
beijinhos e boa sorte aos dois

Carol Schubert disse...

Oi Claudia,
faz um tempinho comecei a acompanhar o blog de vcs onde sempre encontro boas dicas! Também sou imigrante, estou em Montreal faz 6 meses e agora estou no final da francisação. E, como vc, quero voltar pra universidade, mas para fazer algo totalmente diferente de tudo que já estudei. Então vem minha pergunta: como foi a prova do TFI? E como fez para conseguir o prêt et bourse? foi tudo direto na UdeM? Seria ótimo conhecer o caminho das pedras! meu mail é carolschubert@gmail.com, caso vc possa compartilhar isso comigo! Abraços,
Caroline

Bea disse...

Lendo atrasada, mas tudo bem! :)

Nossa... muita coisa acontecendo mesmo, mas melhor que isso é que são coisas boas acontecendo ao mesmo tempo né?!

Muito legal!! Parabéns gente! Fico tão animada em ver os brazucas se dando bem por aí, me anima muito! =D

Ah, e quanto ao terno, depois ele acostuma. Ele vai se sentir bonitão, importante... rsrsrrsrs

Meu maridoca aqui já tava sonhando em trabalhar de terno, afinal aqui nessa terra do inferno não tem condição...

Parabéns mais uma vez! Beijos grandes!!

self storage toronto disse...

Merely wanna comment that you have a very nice internet site , I the style and design it actually stands out.