segunda-feira, outubro 26

Tá enrolado? Procura aqui ó!


Cópia autenticada, confecção de currículo, aula de francês enquanto a francisação não vem? Conferir o contrato obscuro do aluguel, descobrir onde se faz doação de roupa e alimento, fazer a declaração do imposto de renda? Muitas das respostas aos problemas típicos do imigrante podem ser oferecidas por organismos parceiros do Ministério de Integração e Comunidades Culturais.

Hoje, por exemplo, o Jornal Métro publicou uma matéria sobre o Cari St-Laurent e as atividades voltadas à integração do público imigrante feminino. Eu e o Zé tivemos uma experiência bacana com eles, na parte de ajuda na elaboração do currículo. Chegamos a participar de um atelier bem instrutivo sobre o mercado de trabalho. Entre vários outros serviços, eles fazem a copie conforme, algo como a nossa cópia autenticada. Se não me engano, para até 15 documentos a autenticação sai de graça. Mais que isso, é algo em torno de um ou dois dólares por cópia.

Chegamos também a ir na “Association latino-américaine et multiethnique de Côte-des-Neiges – ALAC”. Eles não têm site, mas o telefone é o 514-737-3642. Além de ajudar com currículos, eles têm cursos de francês. Para o pessoal com criança, praticamente todas essas entidades oferecem atividades, é preciso ligar e se informar. No site do ministério, existe uma lista completa dos partenaires. Dá para triar por idiomas disponíveis e endereços. A palavra de ordem é fuçar, fuçar e fuçar. E boa sorte!

9 comentários:

Wellington disse...

perfeito.... vou colocar no meu blog e é claro mencionar a fonte... ok?
abraço

Jeanne disse...

Claudia, sempre ouco dizer que a comunidade latina em Montreal eh bem grande, isso eh verdade?
Bjs

Chum disse...

Essas informações de utilidade pública são bem... úteis. :)

Você sabe se tem algo do tipo em Laval? Estamos pensando em ir para lá no ano que vem.

Lely K. disse...

Esse post tá muito show, Cláudia!
É sempre bom saber dessas coisas.
Obrigada!

abçs

lely

Roberto de Farias disse...

Olha, acabei de começar a ler seu blog estou no Julho 13. mas jah adianto que é PERFEITO adorooooo...

Parabens

Roberto de Farias

nousnoussouvenons disse...

Muito legal o post!

C. disse...

Olá!
gostei muito do blog de vcs. cheio de informações super úteis. minha irmã também é jornalista e entrou no processo de imigração mês passado. acabamos de roubar algumas informações preciosas pra entrevista dela dia 12 desse mês.
Obrigada e beijinhos!
C.

Clau e Zé disse...

Brigada pelos comentarios :)

Sim, a comunidade latina aqui eh enorme. Uso mais o espanhol por aqui do q na minha ex-cidade, Campo Grande, que fica perto da Bolivia e do Paraguai...

Sobre outras cidades, acredito q haja sim todo esse suporte. So nao sei direito como funciona...

Campos disse...

Olá! Sou de Porto Alegre e sábado fui a uma palestra sobre a imigração para o Quebec pela dex consulting, tudo me pareceu perfeito por lá, algo que me deixou meio que "com a pulga atrás da orelha" foi a facilidade para se obter visto de trabalho. Aproveitando a experiência de voçês, gostaria de saber se realmente é tão simples como foi colocado na palestra? Existem mesmo muitas vagas de trabalho em aberto?